Saúde

Dicas para combater a depressão

Estima-se que 25% da população do Brasil tenha depressão por esse motivo essa doença vem sendo chamada como a doença do século.

Depressão é um conjunto de sintomas que abrange o organismo como um todo, afetando negativamente o físico, o humor e até a forma como a pessoa vê o mundo ao seu redor.

Uma pessoa com depressão pode ter uma visão de realidade distorcida sobre si mesma e sobre o seu lugar no mundo que não deixe nenhuma esperança para a felicidade.

Infelizmente a depressão rouba a perspectiva de que existe uma luz no final do túnel e pode conduzir a pessoa a uma situação realmente incapacitante como o suicídio.

Só para se ter uma ideia o número de mortes por suicídios no Brasil aumentou 12% em quatro anos. Com isso o avanço do problema é um fato que precisa ser combatido urgentemente.

E devido a isso separei algumas dicas de como combater e até mesmo evitar a depressão.

Combatendo a depressão

Dicas para combater a depressão

Muitas pessoas estão usando alguma pílula para inteligência a fim de combater a depressão. Isso porquê alguns dessas pilulas contribuem para o aumento dos neurotransmissores serotonina e dopamina.

Esses dois neurotransmissores em especial são conhecidos como os hormônios da felicidade. A dopamina, por exemplo, ajuda a agir em direção a metas, desejos e necessidades, e nos dá uma onda de prazer quando conseguimos.

A serotonina flui quando você se sente importante. Solidão e depressão aparecem quando a serotonina está ausente.

Por isso, aumentar esses dois neurotransmissores são uma ótima estratégia de acabar e de evitar a depressão.

E uma das maneiras de aumentar esses neurotransmissores é através da alimentação e com a atividade física.

Além de aumentar a serotonina e dopamina, a prática regular de exercícios aumenta a quantidade de endorfinas no corpo, que são responsáveis por uma sensação de bem-estar reconfortante.

Ter uma alimentação saudável é outra maneira de combater a depressão porquê faz com que o organismo receba todos os nutrientes necessários para funcionar da maneira adequada. Uma alimentação balanceada ajuda a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão.

Porem existem certos alimentos que podem acelerar e aumentar a produção desse importante neurotransmissor. Alguns desses alimentos são a castanha-do-pará, nozes, amêndoas, melancia, leite, abacate, ovo, mel, peixe, laranja e maçã.

Dormir pouco pode piorar os sintomas da depressão. Por isso uma das maneiras de combater a doença é dormindo bem. É muito importante ter uma rotina para dormir deitando-se e levantando-se sempre no mesmo horário, cortando as sonecas no meio do dia e mantendo distrações e equipamentos eletrônicos longe do quarto.

Leia também: Como perder barriga?

Dicas para combater a depressão
5 (100%) 1 vote
Padrão